VAQUEIROS DE SANTA TEREZINHA, IMACULADA E REGIÃO VÃO PROTESTAR CONTRA FIM DAS VAQUEJADAS - Kelson Arts

VAQUEIROS DE SANTA TEREZINHA, IMACULADA E REGIÃO VÃO PROTESTAR CONTRA FIM DAS VAQUEJADAS


Vaqueiros de Santa Terezinha e Imaculada partiram na manhã desta terça feira, 11, para São José do Egito, onde se encontraram com mais vaqueiros de toda a região na entrada da cidade e de lá vão se dirigir para o Fórum de Justiça, onde prometem protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a tradicional prática das vaquejadas em todo Brasil. Essa mobilização vai acontecer em diversas cidades brasileiras para chamar a atenção da opinião pública, dos governos e da justiça. De Santa Terezinha vão partir os caminhões com os cavalos das duas cidades e estarão presentes tratadores, vaqueiros, montadores, adestradores, amigos, familiares e amantes do esporte.

O STF decidiu na última quinta-feira, 6, derrubar uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada, tradição cultural nordestina por 6 votos a 5. Os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente. A decisão servirá de referência para todo o país, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus tratos a animais.

A associação que representa os donos de vaquejadas e amantes da festa do gado, argumentam que a proibição trará uma onda de desemprego, sobretudo na região Nordeste, que representa grande fatia nesse mercado, que movimenta milhões de reais com a microeconomia nas vaquejadas, os empregos da indústria de eventos e a comercialização dos animais.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.