Agentes comunitários de Saúde e Endemias recebem novos uniformes em Santa Terezinha - Kelson Arts

Agentes comunitários de Saúde e Endemias recebem novos uniformes em Santa Terezinha

Nenhum texto alternativo automático disponível.
A Prefeitura de Santa Terezinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), efetuou na manhã desta quarta-feira, 18, a entrega de novos kits de uniformes para os agentes comunitários de saúde que atuam na Atenção Básica do município.
O ato aconteceu na sala de reuniões da UBS Miguel Nunes da Rocha e contou com a participação do prefeito Geovane Martins, do vice prefeito Adarivan Santos e do secretário Fábio Lucena de Andrade. Os kits são compostos por duas camisetas manga longas e manga curta, chapéu com proteção solar e novas bolsas.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância dos agentes comunitários de saúde para a Atenção Básica. “Uma saúde preventiva é melhor que uma saúde curativa”, resume Vanin de Danda. Atualmente, o município de Santa Terezinha conta com 32 agentes, divididos em 6 equipes, nas zonas rural e urbana.
A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, abrangendo a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. O trabalho é realizado por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Esses materiais servem para que os agentes comunitários de saúde trabalhem com mais segurança e com a identificação adequada, dentro das regiões de saúde que competem a cada um. Reforçamos, com isso, o processo de motivação destes profissionais, para que possamos desenvolver um bom trabalho, ombreados com a gestão, e reconhecendo a importância dos agentes”, pontuou o Coordenador da Atenção básica em Saúde, Diógenes Vasconcelos. Ele que foi o idealizador dos uniformes e articulador da reunião.
O prefeito ainda falou sobre a nova conquista na saúde, a aquisição de um novo PSF na Rua José Luiz da Silva prestes a ser inaugurado com uma homenagem ao jovem Luan de Morais Alves (In-memoriam). Antes de participar da entrega dos novos uniformes, prefeito anunciou a entrega de tabletes para melhor atender as necessidades do ACS, o equipamento vai proporcionar mais mobilidade e agilidade para com as informações repassadas aos setores da Semus.
Ainda foram discutidos os aspectos dos ACS e seus direitos e obrigações dos profissionais em saúde que almejam o recebimento do PMAQ, pagamento que deve ser honrado aos profissionais que atingem as metas de bom desempenho aos usuários do SUS, como disse o prefeito, que gostaria de pagar só que existe a burocracia e os tramites legais da lei.
O PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, do Ministério da Saúde, é um programa que visa incentivar gestores e profissionais de equipes de saúde da família a melhorarem a qualidade dos serviços oferecidos à população em Santa Terezinha.

O Vereador Junior de Branco (PMDB) entende que é extremamente importante que o governo municipal apoie ações como essa, respaldada pelo Prefeito Geovane Martins. “Nosso Prefeito Municipal deixa claro, por essa ação, que valoriza o servidor público. Particularmente, acredito muito na categoria de agentes comunitários de saúde, pois eles têm uma proximidade com a população, adentrando suas casas, o que ressalta a importância desses servidores receberem esse benefício”, finalizou o Vereador Líder do Governo na Câmara Municipal de Santa Terezinha.
Nenhum texto alternativo automático disponível.
“É preciso que todos nós tenhamos humildade, união e compromisso para que possamos caminhar juntos na mesma direção e com o mesmo objetivo que é oferecer um serviço de saúde de qualidade para toda a população, quando um funcionário trata com diferença um paciente ou alguém que busca os serviços da prefeitura isso reflete na administração”, disse o vice prefeito Adarivan Santos.
Participaram da reunião os Vereadores Helder de Viana(PSB), Elysangela Lira(MDB), Junior de Branco(MDB), José Martins Neto(PR).

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.